No Vaticano, símbolos de Natal serão inaugurados no dia 7 de dezembro
- 23/11/2024
Árvore de Natal, que tem 29 metros de altura, já foi erguida na Praça São Pedro; cerimônia será às 17h (hora de Roma)
Da redação, com Vatican News
Como de costume, com o início do tempo do Advento, são inaugurados os símbolos do Natal na Praça São Pedro, no Vaticano: o presépio e a árvore. Este ano, a cerimônia está programada para o sábado, 7 de dezembro, às 17h, (hora de Roma). O momento será presidido pelos responsáveis do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
A árvore já foi erguida na Praça São Pedro. Ela foi instalada nesta sexta-feira, 22. É um abete vermelho de Ledro, um município em Trentino Alto Adige. Com 29 metros de altura, ela permanecerá no local ao lado do presépio, que este ano vem de Grado.
Símbolos de Natal
Em dezembro de 2019, o Papa Francisco publicou a Carta Apostólica Admirabile Signum, sobre o sentido e o significado do presépio. No texto, o Santo Padre comenta que São Francisco, autor do primeiro presépio que a história registra, quis contemplar a Kênosis (que significa rebaixamento) de Deus em meio à humanidade, se fazendo ventre na humanidade.
“As Fontes Franciscanas narram, de forma detalhada, o que aconteceu em Gréccio. Quinze dias antes do Natal, Francisco de Assis chamou João, um homem daquela terra, para lhe pedir que o ajudasse a concretizar um desejo: ‘Quero representar o Menino nascido em Belém, para de algum modo ver com os olhos do corpo os incómodos que Ele padeceu pela falta das coisas necessárias a um recém-nascido, tendo sido reclinado na palha duma manjedoura, entre o boi e o burro’. Mal acabara de o ouvir, o fiel amigo foi preparar, no lugar designado, tudo o que era necessário segundo o desejo do Santo. No dia 25 de dezembro, chegaram a Gréccio muitos frades, vindos de vários lados, e também homens e mulheres das casas da região, trazendo flores e tochas para iluminar aquela noite santa. Francisco, ao chegar, encontrou a manjedoura com palha, o boi e o burro. À vista da representação do Natal, as pessoas lá reunidas manifestaram uma alegria indescritível, como nunca tinham sentido antes. Depois o sacerdote celebrou solenemente a Eucaristia sobre a manjedoura, mostrando também deste modo a ligação que existe entre a Encarnação do Filho de Deus e a Eucaristia. Em Gréccio, naquela ocasião, não havia figuras; o Presépio foi formado e vivido pelos que estavam presentes”, escreveu o Santo Padre.
O presépio, ricamente adornado pelos cristãos, serve de catequese por meio de símbolos e personagens que ali se apresentam.
Decoração do último ano
Em 2023, o presépio na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI comemorou o 800º aniversário do primeiro presépio de São Francisco em Greccio. O pinheiro branco chegou de Macra, um município no vale superior de Maira, na província de Cuneo. A decoração foi inspirada na Laudato Si’ e a inauguração ocorreu em 9 de dezembro.
O post No Vaticano, símbolos de Natal serão inaugurados no dia 7 de dezembro apareceu primeiro em Notícias.